Perguntas Frequentes
PERGUNTAS
Ouvidoria e Manifestações
A ouvidoria é um canal disponibilizado ao cidadão para apresentação de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, diretamente à Administração Pública (órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal). O papel da ouvidoria pública é receber manifestações, analisar, orientar e encaminhar às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso com o objetivo de solucionar pendências administrativas, encaminhar propostas, resolver conflitos e identificar melhorias, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade. |
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DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo. |
RECLAMAÇÃO: demonstrações de insatisfação e registros de problemas com serviço público realizado pela Prefeitura de Maceió, no que se refere a problemas na execução da obra. SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providências por parte da Administração; solicitação de serviço; obras; atendimento. SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas públicas e serviços prestados pela Administração Pública municipal; ELOGIO: expressão ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido com o objetivo de motivar a Administração municipal a ampliar a excelência reconhecida. |
A solicitação pode ser feita de forma presencial ou pela Internet. Para saber o local das ouvidorias físicas de cada órgão da administração pública municipal, confira a Lista de Ouvidorias e os servidores responsáveis. |
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O Poder Executivo municipal é composto pelos órgãos e entidades da Administração Pública incluindo as secretarias (administração direta) e a administração indireta (fundações, superintendências e agência reguladora). A Ouvidoria do Município de Maceió não receberá ou encaminhará solicitações e manifestações referentes aos Poderes Executivo Federal e Judiciário, o Ministério Público e as Defensorias Públicas. |
O solicitante será orientado ao local onde poderá encaminhá-la. |
Qualquer pessoa, física ou jurídica. |
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Sim, para o caso de acompanhamento da sua manifestação. O perfil e o login, proporciona que o histórico de todas as suas manifestações fique disponível para consulta. O anonimato e o acesso restrito aos seus dados também estão garantidos pela Ouvidoria. |
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Por força da Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação), regulamento em Maceió pelo Decreto 8.052/2015, os órgãos e entidades públicas devem proteger suas informações pessoais, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos à intimidade, vida privada, honra e imagem, a não ser que você autorize expressamente a divulgação dessas informações. |
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O cadastro pode ser feito na página principal, no link "Cadastre-se", ou durante a realização de uma solicitação. |
Em caso de denúncias e reclamações, o cadastro pode ser aberto, restrito ou anônimo. O sistema enviará um e-mail de confirmação da realização do cadastro. |
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Em caso de denúncia e reclamação, sim, mas no caso de registro de manifestação anônima não haverá número de protocolo e nem resposta da ouvidoria. Em caso de pedido de acesso restrito aos seus dados será encaminhando o número de protocolo e a possibilidade de acompanhamento da solicitação. |
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Ao selecionar a opção para “Recuperar Senha”, o sistema envia um e-mail com o link para geração de uma nova senha. A nova senha é temporária e deverá ser trocada no decorrer do registro. |
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Ao registrar sua manifestação, você pode realizar uma busca pelo assunto. Indique o assunto de seu interesse e o sistema oferecerá uma lista com opções de órgãos ou entidades, escolha um deles. Caso ainda assim não encontre o que procura, o órgão que recepcionar a manifestação estará apto a encaminhá-lo ao setor competente para responder pelo assunto. A Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), que funciona como órgão de monitoramento da Ouvidoria de Maceió, acompanhará o encaminhamento e informará ao solicitante sobre a mudança. |
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Sim. Você pode incluir documentos de texto, imagens, planilhas e arquivos no formato PDF. O limite total é de 20MB. |
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O prazo para resposta é de 20 (vinte) dias. Caso não seja possível atendê-lo dentro deste prazo, a ouvidoria deverá informar sobre os encaminhamentos, as etapas e os prazos previstos para uma resposta conclusiva (resposta final), ou solicitar informações adicionais. |
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A Secretaria Municipal de Controle fará, como órgão de monitoramento, o controle de prazos. Se ainda assim ocorrem falhas no fluxo de prazo, o solicitante poderá fazer sua reclamação diretamente à Secretaria Municipal de Controle Interno, por meio de uma solicitação normal, informando o número do protocolo não atendido. |
A SMCI, promoverá a abertura de um procedimento de apuração e responsabilização do servidor envolvido. |
Não é possível alterar a sua manifestação após o envio. Entretanto, o solicitante poderá abrir uma nova manifestação ao mesmo órgão declarando a desistência do pedido anterior (informando o número do protocolo do registro a ser cancelado) e, em seguida, fazer nova solicitação, em ações diferentes. |
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Quando da abertura da manifestação e no encaminhamento desta, será enviado um e-mail autorizado sobre o procedimento, exceto no caso de manifestação anônima. |
O acompanhamento também pode ser realizado por meio do link: Consultar manifestação. |
Os pedidos de acesso a documentos, certidões e declarações dos órgãos podem ser feitos no ícone Informação, na página da Ouvidoria, ou no link do sistema eletrônico Informa Maceió destacado no banner “Acesso à Informação” no site da Prefeitura de Maceió ou das secretarias e órgãos municipais. |
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Selecione o ícone da denúncia e inicie sua solicitação. As denúncias podem ser identificadas e encaminhadas com restrição aos dados dos solicitantes ou anônimas, seguindo os requisitos: |
a) É preciso que haja envolvimento de agente público, entidade ou órgão do Poder Executivo municipal ou serviços terceirizados que prestem serviço à municipalidade. b) O fato denunciado precisa ser bem descrito, da forma mais detalhada possível, informando, sempre que puder, a época e o local da ocorrência dos fatos, as pessoas e instituições envolvidas e a identificação dos envolvidos. Quando da denúncia documental encaminhar os termos ao qual se referem (contratos ou licitações), quando houver, bem como o valor e a origem dos recursos. c) Quando indicar os envolvidos nas irregularidades, deve-se preencher os nomes dos responsáveis (envolvidos) da forma mais completa possível, no campo adequado ou encaminhe prova testemunhal do suposto delito. d) Incluir documentos, fotos, imagens ou planilhas que comprovem os fatos denunciados, imprescindível incluí-los como anexos da denúncia. IMPORTANTE! Escreva seus dados pessoais apenas nos campos próprios de identificação. Caso opte por denúncia anônima, não escreva nada que possa identificá-lo no texto da denúncia e nem nos documentos em anexo. Em relação às denúncias, cabe à Secretaria Municipal de Controle Interno receber, verificar se apresentam elementos mínimos e encaminhá-las para os órgãos competentes. A Ouvidoria da Prefeitura de Maceió não é responsável pela apuração das denúncias, este trabalho é feito por outras unidades do órgão. Sugerimos que denúncias de fatos que constituam crime sejam direcionadas ao Ministério Público Estadual ou às polícias, nos termos dos arts 129, inciso I, e 144 da Constituição Federal. |
Qualquer cidadão, inclusive servidor público, que tiver conhecimento ou flagrar uma irregularidade relativa à administração pública municipal pode encaminhar pedido de apuração do ilícito. A Ouvidoria zelará pela proteção aos dados pessoais e fatos relatados na comunicação de denúncia. |
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Sim. É possível enviar uma nova manifestação, ao mesmo órgão, mencionando o número de protocolo da denúncia, informando sua desistência. |
No entanto, o órgão poderá utilizar de tais informações, caso entenda que o fato é relevante e grave, preservando a identidade do denunciante. |
A lista das Ouvidorias das secretarias e órgãos do Município e seus representantes, está disponível na página da Ouvidoria local. |
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Em caso de alguma questão não haver sido não foi respondida nesta área, solicitamos entrar em contato com o e-mail do Fale Conosco: |
ouvidoria@smci.maceio.al.gov.br |